segunda-feira, 28 de abril de 2014

Abaixo o "jeitinho brasileiro"


A Controladoria Geral da União, CGU, órgão que estimula e luta pela transparência nas contas do governo, criou uma campanha que foi ao ar no ano passado, concernente ao que chama de pequenas corrupções. A ação traz imagens com slogans pedindo que as pessoas tirem de suas rotinas pequenos hábitos corruptos, como furar fila, roubar TV a cabo, falsificar carteirinha de estudante, não dar nota fiscal, entre outras.
A resposta às imagens foi boa, mas quando a CGU resolveu juntar 8 delas em uma só, o resultado foi de um sucesso sem precedentes para o órgão público. A postagem feita no Facebook, a qual você pode ver abaixo, já tem mais 100 mil compartilhamentos na rede social. A página só tem 39 mil seguidores; há outras com número muito maior que esse e que nunca conseguiram chegar a esta marca.

“Nunca vimos algo parecido nem nas outras páginas do governo, que monitoramos para ter base de comparação”, diz a chefe da comunicação do CGU, Thaisis Barboza, ao site da Folha de S. Paulo. “A campanha alerta para o fato de que atitudes cotidianas e que muitas vezes passam despercebidas, na verdade, podem ser desvirtuamentos éticos que devem ser combatidos”, é o que se pode ler na página do órgão.
Se por serem vítimas ou praticantes da chamada Lei de Gérson, que diz que “o importante é levar vantagem em tudo”, as pessoas se identificaram com a imagem e campanha. Quer no sentido de estimular a honestidade de forma geral, ou de dar uma alfinetada nos amigos, familiares e conhecidos que praticam “pequenas corrupções” enquanto hipocritamente apontam a corrupção dos políticos brasileiros, mais de 100 mil pessoas ecoaram a mensagem da CGU.
Vale a reflexão!

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