segunda-feira, 9 de junho de 2014

O Legado da Copa - Região Sul do país debaixo d'agua


Há menos de uma semana para a abertura do maior “espetáculo da terra”, a Copa do Mundo do Brasil, o país enfrenta sérios problemas por conta das chuvas na região Sul. Dezenas de cidades têm sido castigadas com as fortes chuvas nos últimos quatro dias e centenas de pessoas seguem desabrigadas e sem nenhuma perspectiva de futuro.

Paraná

Setenta e sete municípios do Paraná sofreram estragos provocados pelas chuvas que atingiram o Estado durante o final de semana. Todos decretaram situação de emergência. Mais de 51 mil pessoas foram prejudicadas e aproximadamente 3.650 tiveram que ser desalojadas, de acordo com balanço da Defesa Civil.

A região central do estado, onde fica o município de Guarapuava (219 km de Curitiba), foi a mais atingida pelas chuvas. Cerca de 800 pessoas foram desalojadas e o município está sem água e sem acesso rodoviário. Nove pessoas morreram arrastadas pela correnteza em sete municípios (duas em Guarapuava).

Santa Catarina

Enchente no Rio dos Cedros, no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina
Em boletim atualizado, a Defesa Civil de Santa Catarina afirmou já serem 22 as cidades afetadas pelas fortes chuvas. Ao todo, são 16 mil pessoas desalojadas e 450 desabrigadas em todo o estado até o momento. A situação fez com que o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, se reunisse com representantes da Defesa Civil e da Epagri/Ciriam neste domingo.


Enquanto milhares de brasileiros sofrem com a falta de assistência do governo e à espera de migalhas para conseguirem reconstruir sua via, o Governo Federal pagará R$ 15 bilhões de reais para a Fifa, apenas para sediar o evento. Ao todo, a copa irá custar aos cofres do país a bagatela de R$ 32 bilhões de reais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário