quarta-feira, 25 de junho de 2014

Maranhão ocupa 2.ª posição em lista de gestores “ficha suja”


O Maranhão ocupa a segunda posição entre as cidades com o maior número de gestores “ficha suja” com 513 nomes, ficando atrás do Distrito Federal, que tem 729 gestores. A lista tem mais de seis mil gestores públicos com contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). As pessoas que constam na relação podem ter suas eventuais candidaturas impedidas nas próximas eleições.
A lista foi entregue ao TSE, na última terça (24), pelo presidente do TCU, ministro Augusto Nardes. Todas as irregularidades apontadas na lista podem ser usadas como retilizadas como recursos para os tribunais eleitorais declinarem o registro de candidatos, com base na Lei da Ficha Limpa. Você pode ter acesso à lista completa, separada por Estado, clicando aqui.
As pessoas que constam nesta lista podem sofrer impugnação de eventuais candidaturas por iniciativa do juiz eleitoral, ou solicitadas por partidos políticos, Ministério Público Eleitoral, coligações ou candidatos.  A impugnação das candidaturas depende, em última instância, da Justiça Eleitoral. Os relacionados na lista do TCU cometeram irregularidades insanáveis nos últimos oito anos e tiveram negados todos os recursos possíveis no âmbito do Tribunal de Contas da União. O pagamento do débito ou da multa imposta como punição pelo TCU não dá ao gestor o direito de retirar o nome da lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário