quarta-feira, 23 de abril de 2014

Por que Flávio Dino?

Imagens: Gregory Pollon

Há muitas décadas temos vivenciado a máxima da má política em todo o Brasil. Somos conhecidos mundialmente como o país mais corrupto do mundo. Nesse aspecto, o Maranhão tem se destacado negativamente em todo o país, o que nos colocaria como um dos estados mais corruptos do planeta.

São escândalos e exemplos de favorecimento que refletem nos piores indicadores sociais do país. Hoje as polícias do Maranhão têm os piores efetivos do Brasil, temos a pior educação, saúde e a segunda pior renda per capita, ganhando apenas do Piauí.

De uma forma geral, todos os problemas são atribuídos à forma como o estado tem sido gerido, priorizando o acúmulo de riquezas e a compensação de aliados políticos em detrimento de medidas que pudessem favorecer o crescimento do maranhense, o que consequentemente contribuiria para o desenvolvimento do estado.  

Um único grupo político tem se mantido no poder há 49 anos, se perpetuando por meio de promessas faraônicas que logo após as eleições acabam sendo esquecidas.

Lembra da ponte quarto centenário e da Avenida Metropolitana?


Hoje (23 de Abril de 2014), o pré-candidato ao governo do estado, Flávio Dino (PCdoB) apresentou sua proposta de governo para o quadriênio (2015-2018). São 53 propostas que englobam as áreas da saúde, segurança, educação, infraestrutura, desenvolvimento econômico e valorização dos servidores.

Confesso que ao acompanhar a apresentação fiquei um tanto quanto esperançoso que o Maranhão pode finalmente deixar a rabeira da fila e enfim conseguir destaque no cenário brasileiro do desenvolvimento. Porém, comecei a me perguntar. É possível garantir que todas essas medidas possam ser executadas?  Que garantias teremos que o destino do Maranhão será diferente do vivenciado por São Luís desde a eleição de Edivaldo Holanda Jr.?

Pessoalmente afirmo que confio no projeto mudancista de Flávio Dino e um episódio em especial fez com que eu acreditasse que ele é um político diferenciado. Há pouco mais de dez dias acompanhei a comitiva do pré-candidato ao governo a algumas cidades do médio sertão maranhense. Todos os carros que faziam parte da comitiva foram submetidos a alguns trechos de estradas completamente destruídas e povoados absolutamente isolados.

Em determinado ponto entre o trecho Burití Bravo-Passagem Franca, fomos obrigados a descer dos carros para conseguir atravessar uma pequena ponte de madeira e então seguir viagem. Foi ai que perguntei ao Flávio se ele acreditava que Roseana Sarney conhecia aquela estrada. Ele logo me respondeu “Amigo, ela só viaja de helicóptero. Eu, por outro lado, faço questão de percorrer essas estradas para que possa sentir na pele o sofrimento deste povo.”.


Tal declaração me fez pensar que se alguém pode realmente melhorar este estado, este alguém é Flávio Dino. Se por ventura esta esperança for transformada em decepção futuramente, confesso que desistirei de uma vez por todas de sonhar com um Maranhão livre e desenvolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário