terça-feira, 26 de agosto de 2014

"Como ganhar as Eleição"- por Paulinho Nó Cedo


Paulinho Nó Cego é jornalista e compositor, poeta popular e cordelista nascido em Pedreiras, no interior do Maranhão.

No vídeo abaixo, ele recita uma de suas obras, que detalham a busca pelo voto durante as eleições.




Paulinho Nó Cego se insere na categoria de poetas que seguem e assumem a tradição da poesia satírica. Sua poética aponta para as mazelas causadas pela má gestão de políticos e governantes durante o cumprimento de seus mandatos, nos respectivos cargos que ocuparam ou ocupam. Seu canto de estilo jocoso ou às vezes grave, é sempre carregado de denúncia social e da crítica aos desmandos públicos.

Demonstrando intimidade com o verso o cordelista muda constantemente as terminações das rimas ao longo das estrofes, o que enriquece sua ourivesaria vérsica e dota-a de dinamismo e vida, libertando-a das cansativas repetições sonoras que saturam os versos de muitos cordelistas.

Em muitas ocasiões, sem dispor de nenhum arsenal metafórico, o cantador dispara contra seus adversários, numa demonstração de coragem e ousadia, chegando a, por vezes, nominá-los diretamente, ora assinalando-os e advertindo-os, ora ridicularizando-os antes de entregá-los definitivamente aos leitores. De fato, como todo cantor de inspiração social, Paulinho busca vivenciar seu canto cujo tom vibrante e empolgado acaba soando como sua vingança pessoal, ou como ele canta: “O cordel pra mim é vida/É a válvula de escape/Não tenho porte de arma/A rima é meu tacape/Depois do esqueleto feito/Não tem juiz de direito/Que dele corra ou escape/”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário